Controller: Tudo sobre o profissional do século XXI

O trabalho de gerenciar uma empresa envolve diversas técnicas e a ação de vários profissionais especializados.

Contudo, se as pessoas envolvidas no processo de gerenciamento, não tiverem uma noção mais profunda da verdadeira situação da organização, a empresa pode começar a sofrer prejuízos.

E é nesse momento que surge o controller – um dos profissionais mais disputados do mercado.

Mas antes de você saber um pouco mais sobre essa profissão, é necessário entender o que significa controladoria na prática. Confira:

O que é controladoria?

A controladoria é uma área da contabilidade responsável pelo controle orçamentário de uma organização.

Porém, na prática, ela costuma ficar sob a responsabilidade de um gestor, que é conhecido como controller.

Essa área tem um papel essencial no processo de tomada de decisões de uma empresa. Através da coleta de dados e informações, o gestor consegue realizar o controle financeiro da organização.

Ao optar por ter uma área de controladoria na sua empresa, é importante que o profissional responsável por ela, trabalhe em conjunto com o setor de contabilidade e administração.

Qual o papel do controller em uma organização?

O controller é um profissional essencial para a gestão orçamentária das médias e pequenas empresas.

Ele possui diversas responsabilidades e precisa saber exatamente como fazer uma análise do ambiente interno e externo, para que dessa forma, consiga tomar melhores decisões relacionadas ao setor financeiro empresarial.

A controladoria possui diversas funções que podem variar de organização para organização. Contudo, há algumas atividades essenciais na realização desse trabalho, como por exemplo:

Auxílio no planejamento estratégico

O planejamento estratégico não deve ser feito exclusivamente por um controller, contudo, estamos falando de um documento que precisa ser centralizado na alta administração da empresa.

O objetivo é traçar metas e objetivos, organizar ações de curto, médio e longo prazo e obviamente, fazer uma análise do cenário atual e futuro da organização.

Para melhores resultados, esse documento deve ser produzido com a ajuda de profissionais de contabilidade e marketing.

Controle contábil e de custos

A partir do controle contábil e de custos, o controller consegue adquirir dados suficientes para tomar decisões mais eficientes e corretas dentro do ambiente organizacional.

O gestor responsável por esse trabalho, tem como dever coletar todas as informações contábeis e registrá-las.

Planejamento e controle

O controller precisa levantar todas as informações relacionadas aos padrões de custos e despesas para que dessa forma, ele consiga planejar a venda de produtos e serviços que cubram todos os gastos envolvidos e obviamente, tragam lucro para a organização.

Consultoria financeira

O controller também trabalha como um consultor financeiro, afinal, há diversos segmentos de gestão que precisam ser analisados e adequados aos objetivos e metas da empresa.

Ao final da consultoria, fica mais fácil avaliar os pontos fortes e fracos de uma organização. Dessa forma, decisões mais assertivas serão tomadas para realinhar as estratégias da empresa.

Simulação de cenários financeiros

A simulação de cenários financeiros é uma atividade que faz parte do processo de planejamento estratégico empresarial.

É importante realizar projeções e previsões para que seja possível entender o que vai acontecer com a organização (de forma positiva ou negativa), caso determinados decisões sejam tomadas.

A simulação de cenários ajuda a empresa a se preparar para possíveis situações que possam acontecer.

Ao ficar ciente desse fato, o controller pode tomar decisões que ajudem a minimizar os riscos que podem comprometer a organização.

Não há dúvidas de que a área de controladoria vai crescer cada vez mais nos próximos anos.

As médias e pequenas empresas sabem muito bem da importância desse profissional para o ambiente organizacional, afinal, todas as atividades que um controller desempenha são essenciais para manter a saúde financeira de uma organização.

controller

Se você quer se tornar um controller de sucesso ou então, pretende treinar a equipe da sua empresa para a área de controladoria, conheça mais sobre os cursos e treinamentos da Academia Financeira.

 

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Postado na categoria: ,

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
entrepreneur-1340649_640

Como se tornar um Profissional Estrategista da Contabilidade

A Contabilidade é essencial para o crescimento, organização e planejamento financeiro das empresas. Contudo, os avanços tecnológicos, a realidade das...
financial-3207895_640

O que é Contabilidade Consultiva?

A contabilidade consultiva vai muito além do trabalho tradicional da contabilidade. Alguns clientes acham que esse setor da empresa está...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×