Como funciona o mercado profissional para um controller?

A rotina de um empreendedor pode ser extremamente cansativa. Porém, quem deseja iniciar o próprio negócio, sabe que vai precisar lidar com várias coisas ao mesmo tempo.

Só que quando a empresa começa a crescer, torna-se impossível dar conta de tudo. É nesse momento que surge a necessidade de contratar outros colaboradores para que a organização cresça de maneira eficaz e organizada.

Quando se fala na contratação de novos profissionais, é normal que você pensa em analistas de vendas, marketing, entre outros, não é mesmo? De fato, esses profissionais são mais do que essenciais para as organizações.

Contudo, há um outro colaborador extremamente importante  para o funcionamento de uma organização: nós estamos falando do controller ou profissional de controladoria.

Para você entender mais sobre essa profissão, nós elaboramos um artigo completo falando sobre o mercado de trabalho para um controller. Confira:

O que é um controller?

O controller é o profissional responsável pelo planejamento, criação e organização de estratégias financeiras.

Esse profissional deve saber muito bem como analisar as informações contábeis de um determinado empreendimento.

Além disso, ele precisa verificar indicadores financeiros para saber se a empresa está realmente lucrando com as vendas ou tendo prejuízo.

De maneira geral, pode-se dizer que um controller precisa analisar dados e extrair informações relativas à lucratividade e rentabilidade organizacional, saber avaliar riscos, criar um planejamento tributário e fazer uma análise da saúde financeira da empresa.

Como você pode ver, estamos falando de um profissional completo que pode fazer muito pela organização financeira empresarial de qualquer empreendimento.

Qual é o conhecimento exigido de um controller?

Um gerente de controladoria deve ser um profissional multidisciplinar, ou seja, especialista em determinado assunto, mas que possui conhecimento em outras temas e áreas da empresa.

Em relação a formação, o ideal é que ele seja da área de ciências contábeis, administração ou economia.

Contudo, para que o trabalho seja realizado de forma mais eficiente, é importante realizar um aprofundamento específico através de cursos livres de controladoria.

Quais as principais funções de um controller?

As principais funções desse profissional estão relacionadas a gestão contábil e planejamento financeiro empresarial.

Além disso, quem trabalha na área de controladoria, deve ter uma visão de médio e longo prazo, já que será necessário fazer projeções futuras e criar metas e objetivos empresariais.

Nas grandes empresas, esse profissional precisa ter ainda mais responsabilidades, já que nesse caso, será necessário saber desenvolver relatórios gerenciais e enviar para a sede da empresa.

Controller: Uma profissão em alta

Não é novidade para ninguém que muitas empresas quebram antes mesmo de completar dois anos no mercado.

De fato, um dos motivos para isso, é a alta carga tributária, que acaba prejudicando os brasileiros que desejam empreender. Contudo, a falta de uma boa gestão financeira e planejamento, também é uma das razões para a falência de muitas empresas.

Isso significa que as organizações mais sérias, sabem muito da importância de contratar um profissional com conhecimento em planejamento tributário e gestão financeira.

Por ter uma alta demanda no mercado, o controller se mostra cada vez mais essencial para as médias e grandes organizações.

Os salários podem variar de 8 a 30 mil. Tudo depende da experiência, empresa e o tempo de atuação no mercado.

Se você quer se tornar um controller e ser disputado pelas médias e grandes empresas, está na hora de se aprofundar no assunto e se tornar um profissional totalmente capacitado para trabalhar na área de controladoria.

A Academia Financeira pode te ajudar a realizar esse sonho!

Conheça mais sobre o curso de Formação de Controller. Se tiver qualquer dúvida, é só entrar em contato com a nossa equipe.

controller

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Postado na categoria: ,

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
entrepreneur-1340649_640

Como se tornar um Profissional Estrategista da Contabilidade

A Contabilidade é essencial para o crescimento, organização e planejamento financeiro das empresas. Contudo, os avanços tecnológicos, a realidade das...
financial-3207895_640

O que é Contabilidade Consultiva?

A contabilidade consultiva vai muito além do trabalho tradicional da contabilidade. Alguns clientes acham que esse setor da empresa está...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×