5 passos essenciais para montar o Planejamento Estratégico Financeiro da sua empresa

Você sabia que fazer o planejamento estratégico financeiro empresarial é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento?

Não importa se você quer começar o próprio negócio, ou se já é um empresário experiente. Para fazer uma análise geral do seu negócio e dos seus objetivos financeiros, organização é essencial.

Mas afinal, como fazer para começar? Por que o planejamento é tão importante? Se você quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é planejamento estratégico financeiro empresarial?

O planejamento estratégico financeiro empresarial é um documento que reúne um conjunto de ações, técnicas e ferramentas que buscam entender e organizar os recursos financeiros da organização.

O principal objetivo é gerar bons resultados através da projeção de receitas, análise de cenários e avaliação de custos e despesas.

Esse documento ajuda a direcionar suas ações empresariais, fazendo com que seja mais fácil alcançar as metas e objetivos traçados.

Como realizar um planejamento estratégico financeiro

Agora que você já sabe a importância desse documento para o sucesso e organização da sua empresa, está na hora de descobrir quais são os passos essenciais do planejamento financeiro do seu negócio:

  1. Previsão de orçamento

A previsão orçamentária é o primeiro passo da elaboração desse documento, pois é através dela que você vai obter informações relativas à parte financeira do seu negócio.

É muito importante fazer uma previsão de faturamento e gastos para os próximos meses, para que dessa forma, você consiga estabelecer metas mais adequadas a realidade de orçamento do seu negócio.

  1. Faça uma análise do cenário atual da organização

É importante analisar não apenas o ambiente interno, mas também, o ambiente externo, como por exemplo, o cenário econômico atual, os diferenciais dos seus concorrentes, entre outros.

Através dessa análise, você consegue descobrir a posição hierárquica que a sua empresa ocupa no mercado e obviamente, fica mais fácil traçar metas e objetivos.

Será que está na hora de abrir uma nova filial? Ou então, diminuir o espaço físico, já que boa parte dos colaboradores estão fazendo home office?

Com os números obtidos, é possível ter uma análise mais precisa do balanço patrimonial e de quais ações devem ser tomadas.

  1. Crie um plano de ação

Você e sua equipe já estabeleceram as metas e objetivos organizacionais? Então está na hora de criar um plano de ação, afinal, é preciso tirar as ideias do papel.

Depois de definir os objetivos, faça um mapeamento de todas as ações necessárias para a realização de projetos. Além disso, crie um cronograma e deixe bem claro aos seus colaboradores quem será responsável por cada tarefa ou função dentro da empresa.

  1. Registre todas as movimentações financeiras

A rotina do setor financeiro é trabalhosa e cansativa. Contudo, existem tarefas que não podem ser adiadas.

Para evitar erros e dar conta de todo o serviço, é preciso de muita organização.

Uma das formas de se organizar e realizar o planejamento financeiro, é fazendo o controle e registro de todas as movimentações financeiras.

  1. Trabalhe com diversos cenários

Você pode realizar o planejamento estratégico financeiro para se organizar melhor. Contudo, não dá para adivinhar o que vai acontecer no futuro.

Entretanto, é possível minimizar os riscos, se você e sua equipe se prepararem para todos os acontecimentos que podem surgir.

Para lidar com imprevistos e identificar oportunidades futuras, tente prever diversos cenários.

O planejamento estratégico financeiro empresarial é baseado em quatro palavras-chave: planejar, fazer, analisar e agir.

planejamento financeiro

Se você quer se tornar um especialista em gestão de finanças e saber mais sobre o universo da controladoria, aproveite para conhecer os cursos e treinamento da Academia Financeira.

Atualmente, entender de finanças empresariais e saber se planejar para o futuro é essencial. Por isso, é muito importante que você, empreendedor, saiba realizar o planejamento financeiro do seu negócio.

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

A Importância do Controller

Sem Controller, Sem Futuro: Por que 50% das Empresas Não Passam de 3 Anos

O Controller desempenha um papel crucial na administração empresarial, especialmente durante fases de expansão. Empresas modernas que negligenciam a implementação...
957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
entrepreneur-1340649_640

Como se tornar um Profissional Estrategista da Contabilidade

A Contabilidade é essencial para o crescimento, organização e planejamento financeiro das empresas. Contudo, os avanços tecnológicos, a realidade das...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×