Controller x Contador: você sabe a diferença?

Todo empreendedor deve encontrar métodos de alcançar a excelência no processo de gestão empresarial e financeira.

Obviamente, para conseguir isso, é preciso do auxílio de profissionais experientes e com muito conhecimento na área de finanças.

Dois desses profissionais tão importantes são o controller e o contador.  Se você quer seguir carreira na área, ou então, entender um pouco mais sobre a diferença entre o trabalho de um controller X contador, continue a leitura. Vamos te explicar tudo sobre o assunto.

Controller X Contador: O que faz um controller?

Atualmente, o controller ocupa um lugar de grande destaque nas médias e grandes organizações.

É um cargo de imensa responsabilidade, que deve ser exercido por um profissional generalista, ou seja, alguém especialista em determinada área, mas com conhecimento amplo em outros assuntos.

Um profissional de controladoria deve saber muito bem como extrair informações relevantes sobre a empresa para que dessa forma, seja possível realizar um bom plano econômico e analisar todo o cenário (externo e interno da organização).

O controller deve também encontrar formas de reduzir o custo operacional de uma organização, mas sem que seja necessário reduzir a qualidade dos serviços.

De forma geral, essas são as principais funções de um controller em uma média ou grande empresa:

– Planejar, criar e organizar relatórios financeiros

– Coordenador processos estratégicos

– Realizar o planejamento tributário

– Facilitar a comunicação entre a área financeiro de uma empresa com os demais setores

– Avaliar ciclos operacionais

– Acompanhar e estudar o mercado no qual a empresa está inserida

Controller X Contador: O que faz um contador?

O contador é um dos profissionais mais tradicionais do mercado.

Apesar de ser um colaborador essencial para as pequenas, médias e grandes organizações, muitos empreendedores ainda não compreenderam a importância desse profissional.

Ou seja, esses empreendedores apenas possuem um contador pelo fato de ser obrigatório, o que é um grande erro!

Primeiramente, é importante você saber que um bom contador faz com que a empresa consiga reduzir custos operacionais, pagar menos impostos (de forma totalmente legal), crie  um plano de negócios mais eficiente e muito mais.

A contabilidade não deve fazer parte da sua empresa apenas pela obrigatoriedade.

O profissional dessa área pode fazer muito pelo seu negócio, como por exemplo:

– Fiscalizar registros contábeis

– Auxiliar na gestão contábil e fiscal

– Registrar todos os fatos e movimentações financeiras

– Desenvolver relatórios contábeis

Controller X Contador: Quais as principais diferenças?

Nesse artigo, nós nos aprofundamos na importância de cada um desses profissionais e explicamos as principais funções de cada um.

Mas é importante lembrar que apesar de haver diferenças no trabalho de um controller X contador, essas áreas se complementam e por isso, devem trabalhar em conjunto pelo bem de uma organização.

A principal diferença entre o trabalho de um controller X contador, é o conhecimento na área contábil.

O controller, durante a sua rotina de trabalho, deve focar mais na gestão estratégica da empresa.

Ele deve analisar e extrair informações apuradas pela contabilidade.

Já o profissional contábil trabalha em uma área mais ampla e deve ser especialista em procedimentos fiscais e legais de uma empresa.

Mas como você pode ver e nós já explicamos, um profissional depende do outro para realizar um bom trabalho.

São profissionais que trabalham de forma distinta, mas que devem ajudar a melhorar o processo de tomada de decisão de um negócio, assim como apoiar o crescimento da organização. Agora que você já sabe a principal diferença entre o controller X contador, fica muito mais fácil entender o papel que cada um desses profissionais ocupa dentro de uma organização!

Se você é o gestor de uma empresa, ou quer aprofundar seus conhecimentos na área de contabilidade ou controladoria, conheça mais sobre os cursos e treinamentos da Academia Financeira.

O nosso objetivo é ajudar você a se tornar um excelente profissional e gestor, para que dessa forma, seja mais fácil alcançar suas metas e objetivos empresariais. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações.

 

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Postado na categoria: ,

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

A Importância do Controller

Sem Controller, Sem Futuro: Por que 50% das Empresas Não Passam de 3 Anos

O Controller desempenha um papel crucial na administração empresarial, especialmente durante fases de expansão. Empresas modernas que negligenciam a implementação...
957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
entrepreneur-1340649_640

Como se tornar um Profissional Estrategista da Contabilidade

A Contabilidade é essencial para o crescimento, organização e planejamento financeiro das empresas. Contudo, os avanços tecnológicos, a realidade das...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×