Qual a relação entre a gestão financeira e a contabilidade consultiva?

A gestão financeira e a contabilidade consultiva são essenciais para qualquer empresa, seja esta de pequeno, médio ou grande porte.

Um bom contador precisa entender de finanças; e um bom gestor precisa entender os princípios básicos da contabilidade. E é por isso que essas duas áreas do setor financeira de uma empresa são consideradas correlatas.

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é gestão financeira?

A gestão financeira é um conjunto de ações administrativas que envolvem o planejamento, análise das atividades financeiras de uma organização.

Todas as ações baseadas na análise financeira, são importantes para dar um novo rumo para a organização.

Realizar investimentos e cortar custos é importante, mas antes de tomar qualquer decisão, o gestor financeiro e o contador precisam analisar os dados financeiros.

O que é contabilidade consultiva?

Contadores devem saber como gerar informações fiscais e contábeis acerca de um empreendimento. Mas na contabilidade consultiva, não basta apenas ter acesso a esses dados, pois eles precisam ser utilizados e aplicados no dia a dia para alavancar o crescimento de uma empresa.

Além disso, nesse caso, o contador acaba tendo mais contato com o empresário, já que também será prestado o serviço de consultoria.

A importância do contador consultivo na gestão financeira empresarial

A má gestão financeira pode acabar com um empreendimento logo no início. Para ter um controle mais real da saúde financeira, as empresas vêm optando pelo serviço de consultoria consultiva, que é mais abrangente e se concentra nas necessidades e realidade de cada empreendedor.

As empresas estáveis (economicamente falando) possuem mais chances de crescimento. Isso significa que a gestão financeira ajuda no crescimento e na organização de um empreendimento.

Obviamente, a contabilidade tradicional é essencial para qualquer negócio. Contudo, a contabilidade consultiva vai muito além do básico e por isso, pode ajudar diversas empresas a recuperarem a saúde financeira e a crescer no mercado.

Para você se especializar nessa área e entender mais sobre contabilidade e gestão de crise, nós, da Academia Financeira, temos mensalmente um evento exclusivo para falar tudo sobre o trabalho do contador consultivo e as oportunidades no mercado.

gestão financeira

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Postado na categoria:

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

A Importância do Controller

Sem Controller, Sem Futuro: Por que 50% das Empresas Não Passam de 3 Anos

O Controller desempenha um papel crucial na administração empresarial, especialmente durante fases de expansão. Empresas modernas que negligenciam a implementação...
957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
entrepreneur-1340649_640

Como se tornar um Profissional Estrategista da Contabilidade

A Contabilidade é essencial para o crescimento, organização e planejamento financeiro das empresas. Contudo, os avanços tecnológicos, a realidade das...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×