O que é Contabilidade Consultiva?

A contabilidade consultiva vai muito além do trabalho tradicional da contabilidade. Alguns clientes acham que esse setor da empresa está limitado a recolher documentos, dados fiscais e fazer a escrituração contábil.

Quem pensa dessa forma, é porque ainda não conhece os benefícios do trabalho de um contador que atua de modo mais personalizado e humanizado.

Para entender mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é Contabilidade Consultiva?

A contabilidade consultiva é um modelo de contabilidade no qual o contador e a empresa passam a trabalhar de forma mais estratégica e integrada, analisando dados financeiros para ajudar no processo de tomada de decisões.

É importante que o contador saiba não apenas desenvolver e analisar informações contábeis, mas também, consiga usá-las de forma eficiente.

Esse novo modelo de negócios gera mais confiança e tranquilidade para a empresa, já que o contador começa a ser visto como um aliado e parceiro.

Na contabilidade consultiva, todo o conhecimento adquirido pelo contador passa a ser utilizado de forma estratégica. É uma obrigação desse profissional ajudar a entender mais sobre o próprio negócio, para que dessa forma, seja possível criar um planejamento mais eficaz e adequado a realidade a empresa.

Como funciona a Contabilidade Consultiva?

Depois que o contador analisa todas as informações fiscais e contábeis, com base em registros, movimentação financeira e em dados importantes para a empresa, ele se torna capaz de entregar melhores soluções para o crescimento e desenvolvimento das organizações.

O contato entre um contador que atua dessa forma e a empresa o, é feito de maneira constante. Cada processo possui suas próprias necessidades e por isso, o trabalho precisa ser feito sempre de maneira adequada e personalizada.

A parceria faz com que o contador e a empresa consigam traçar planos estratégicos mais coerentes com a realidade do empreendimento.

Devido a todos os benefícios da contabilidade consultiva, as oportunidades de trabalho nessa área costumam ser bem promissoras.

Vale destacar que além da contabilidade tradicional, o contador tem muitas outras oportunidades de trabalho com a empresa, tais como:

  • Planejamento Estratégico;
  • Apresentação Demonstrativos Contábeis-Financeiros;
  • Valuation – Avaliação de Empresas;
  • Due Diligence Contábil & Fiscal;
  • Gestão de Escritório Contábil;
  • Técnicas Avançadas de Consultoria e Negociação;
  • BPO Financeiro I – Adm. Financeira e Tesouraria;
  • BPO Financeiro II – Metodologia e Aplicabilidade;
  • Planejamento Tributário;
  • Recuperação Tributária;
  • Liderança Comportamental em Consultoria;
  • Oratória e Expressão Verbal;
  • Técnicas de Vendas.

Para você se especializar nessa área e entender mais sobre contabilidade e gestão de crise, nós, da Academia Financeira, criamos um evento exclusivo para falar tudo sobre o trabalho do contador consultivo e as oportunidades no mercado.

 

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

A Importância do Controller

Sem Controller, Sem Futuro: Por que 50% das Empresas Não Passam de 3 Anos

O Controller desempenha um papel crucial na administração empresarial, especialmente durante fases de expansão. Empresas modernas que negligenciam a implementação...
957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
entrepreneur-1340649_640

Como se tornar um Profissional Estrategista da Contabilidade

A Contabilidade é essencial para o crescimento, organização e planejamento financeiro das empresas. Contudo, os avanços tecnológicos, a realidade das...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×