5 passos para montar uma controladoria

Você sabia que quase metade das empresas brasileiras fecham suas portas após três anos de existência?

Há diversos motivos para isso acontecer. Contudo, especialistas afirmam que uma das maiores causas de falência, é a falta de gestão adequada.

E é exatamente por isso que montar uma controladoria é tão importante para a sua empresa, afinal, adquirir uma visão estratégia e ter maior controle do próprio negócio, é essencial para o crescimento organizacional.

Se você quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura. Vamos te explicar como tudo funciona.

Como funciona uma controladoria?

Como o próprio nome já diz, a controladoria é uma área baseada em metodologias de controle e planejamento.

O que essa área faz, de modo geral, é organizar a gestão empresarial e econômica, ou seja, criar um planejamento orçamentário e realizar o controle contábil de uma forma que ajude os gestores a tomar melhores decisões.

Durante reuniões empresariais, é comum que gestores e colaboradores pensem em estratégias e ferramentas para ajudar no crescimento organizacional.

Porém, como descobrir se as estratégias estão dando certo? Como saber se as metas e objetivos estão realmente alinhados com o orçamento da empresa?

A resposta é simples: para que todos esses processos ocorram de forma eficiente, montar uma controladoria interna é mais do que essencial.

Como montar uma controladoria na sua empresa

A gestão de uma empresa é impulsionada quando realizada de forma eficiente, assertiva e organizada.

Agora que você já sabe a importância dessa área para a sua empresa, está na hora de finalmente saber como montar uma controladoria. Confira:

  1. Faça uma análise da estrutura organizacional

Como a sua empresa é dividida? Nesse momento, você é o único responsável pela gestão empresarial ou você já possui bons colaboradores que te ajudem nesse processo?

O ideal é entender a estrutura organizacional e hierárquica da sua empresa e fazer uma análise dos setores já existentes (contábil, administrativo, recursos humanos, entre outros).

  1. Tenha um objetivo claro

É preciso entender os motivos pelos quais você precisa montar uma controladoria na empresa, como por exemplo, direcionar as ações da empresa através de uma gestão orçamentária, criar relatórios, etc.

Claro que um bom controller (profissional responsável por esse trabalho) deve ser especialista em todos os setores relacionados ao gerenciamento de uma controladoria.

Contudo, é importante analisar o que você realmente mais precisa.

  1. Escolha o profissional que vai atuar como controller

O controller pode ser um profissional que já faz parte da organização, desde que claro, ele entenda de gestão econômica e contabilidade e saiba como funciona a estrutura organizacional.

Na verdade, o ideal é que você também, gestor, entenda mais sobre todo o processo de montar uma controladoria, pois dessa forma, você consegue organizar melhor o setor e traçar objetivos mais realistas.

Caso decida contratar alguém de fora, é importante escolher alguém que já tenha especialização na área (tenha feito um curso) e tenha conhecimentos técnicos na área de contabilidade.

  1. Crie a estrutura organizacional

A controladoria pode ser uma parte do setor financeiro, ou então, o profissional responsável pela função, pode trabalhar diretamente com os sócios e gestores.

Ao montar uma controladoria, defina a posição que esse setor irá ocupar na organização e quais serão as principais funções do controller.

  1. Escolha as ferramentas e relatórios que serão usados

Para escolher boas ferramentas e relatórios, o ideal é que você converse diretamente com o controller e o seu contador, afinal, esses profissionais entendem muito bem do assunto.

Porém, é preciso verificar se a ferramenta escolhida, realmente consegue ser integrada com a área financeira do seu empreendimento.

Montar uma controladoria é algo que toda empresa deve fazer, afinal, esse setor é essencial no processo de gerenciamento de riscos e planejamento estratégico.

Se você quer que a sua empresa cresça de forma saudável e produtiva, aproveite para conhecer os cursos e treinamentos da Academia Financeira.

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Postado na categoria:

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

saint-paul-p1-8-refresh

Os 3 Poderosos: Uma Jornada Rumo a uma Carreira de Sucesso em Gestão Financeira, Controladoria e Contabilidade.

Explorando insights valiosos para uma carreira de sucesso em gestão financeira. Na atualidade do mundo corporativo altamente competitivo, há uma...
A Importância do Controller

Sem Controller, Sem Futuro: Por que 50% das Empresas Não Passam de 3 Anos

O Controller desempenha um papel crucial na administração empresarial, especialmente durante fases de expansão. Empresas modernas que negligenciam a implementação...
957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×