Como gerir financeiramente uma startup na prática

Sempre que um negócio começa a crescer, o nível de complexidade administrativa aumenta junto.

Para te ajudar com a saúde financeira do seu negócio e fazer com que você prospere de forma honesta, eficiente e prática, é muito importante saber aplicar os principais conceitos de administração, tesouraria e contabilidade.

Mesmo que você tenha uma equipe para te ajudar com isso, você precisa ter conhecimento em finanças. Dessa forma, fica mais fácil tornar a sua startup uma empresa valorizada no mercado.

Veja algumas dicas para você gerir financeiramente a sua empresa:

Controle o fluxo de caixa

É muito importante que você saiba exatamente quanto de dinheiro está entrando e saindo da sua empresa e quais foram seus lucros e custos em um determinado mês.

O fluxo de caixa é o processo que precisa ser realizado para lidar com todas as operações financeiras da sua startup.

Utilize a tecnologia a seu favor

Não há nada de errado em fazer trabalhos manuais. Entretanto, se você começar a utilizar ferramentas e softwares específicos, o seu trabalho vai se tornar mais fácil.

Existem diversas ferramentas virtuais que podem ajudar empreendedores a lidar melhor com a gestão financeira de uma startup.

Separe as finanças pessoais das empresariais

Parece um erro bobo, mas muitos empreendedores não conseguem separar a vida financeira pessoal da empresarial.

Isso acontece principalmente em empresas pequenas. Porém, lembre-se: quanto mais o seu negócio crescer, mais difícil será lidar com todo o processo administrativo e contábil da organização.

Por isso, o primeiro passo é separar as contas pessoais das empresariais logo no início.

Estude sobre finanças e contabilidade

Toda a parte financeira da sua empresa está nas mãos do contador? Você está ciente do que realmente está acontecendo na sua startup, financeiramente falando?

É muito bom que você contrate profissionais de qualidade para lidar com as finanças da sua empresa. Entretanto, é essencial que você acompanhe o fluxo de caixa e analise os relatórios contábeis de perto.

O sucesso financeiro da sua empresa também depende muito de você!

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Postado na categoria:

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

A Importância do Controller

Sem Controller, Sem Futuro: Por que 50% das Empresas Não Passam de 3 Anos

O Controller desempenha um papel crucial na administração empresarial, especialmente durante fases de expansão. Empresas modernas que negligenciam a implementação...
957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
entrepreneur-1340649_640

Como se tornar um Profissional Estrategista da Contabilidade

A Contabilidade é essencial para o crescimento, organização e planejamento financeiro das empresas. Contudo, os avanços tecnológicos, a realidade das...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×