Como fazer um relatório financeiro eficiente

Cuidar das finanças de uma empresa pode ser um verdadeiro desafio. Contudo, é uma tarefa essencial para o crescimento e manutenção de qualquer negócio. Por esse motivo, é fundamental que você e sua equipe tenham total controle da gestão financeira da empresa.

Elaborar um bom relatório financeiro é uma das melhores formas de controlar e avaliar o progresso e crescimento organizacional. Toda decisão que será tomada, deve levar em conta  os dados e informações relevantes sobre a atual situação do empreendimento.

Mas afinal, como fazer o relatório financeiro da sua empresa? Quais as informações que devem constar nesse documento?

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

O que é um relatório financeiro?

Os relatórios financeiros são um conjunto de dados e informações sobre as operações financeiras de uma empresa em um determinado período.

Toda e qualquer informação referente ao orçamento, capital de giro, custos e despesas, deve ser mencionado no relatório, para que dessa forma, seja possível criar um plano de negócios mais eficaz e criar metas mais realistas.

6 dicas para criar um relatório financeiro

Primeiramente, é importante você saber que esse documento deve ajudar no processo de tomada de decisões estratégias para a empresa.

Ou seja, não basta apenas criar o relatório – é necessário analisá-lo e extrair as informações do papel para que desse modo, você tenha uma base confiável na hora de tomar decisões importantes.

A melhor maneira de facilitar esse processo é através de ferramentas online de gestão empresarial e financeira.

Claro que se você passar as informações para o papel, vai ser mais fácil discutir os dados com toda a sua equipe. Contudo, na hora de criar o documento, utilize a tecnologia a seu favor!

É importante lembrar que quando se trata de contabilidade e gestão financeira, qualquer erro pode trazer prejuízos. Ou seja, antes de oficializar o documento, é necessário fazer uma verificação mais rígida, para ter certeza de que não está faltando nenhuma informação relevante.

Essas são as nossas dicas para você preparar um bom relatório financeiro:

  •  Escolha o indicador a ser analisado
  •  Defina métricas que irão analisar e calcular esse indicador
  •  Agrupe todos os dados contábeis e financeiros em um único lugar
  •  Atualize as informações sempre que necessário
  •  Guarde todas as notas emitidas pela sua empresa
  •  Tome decisões referentes a gestão financeira com base no relatório

Qual a importância do relatório financeiro para a empresa?

Uma empresa desorganizada e com falta de planejamento tem muito mais dificuldade em se estruturar no mercado.

Sem o controle da situação, fica difícil entender o que realmente está acontecendo ao seu redor.

Administrar um negócio exige organização. É importante analisar e verificar tudo o que aconteceu em um determinado período, pois muitas vezes, só é possível identificar os problemas e ameaças que fazem parte de uma empresa, se houver um trabalho específico para identificar erros.

É nesse momento que os relatórios financeiros surgem.

Através desse documento, você consegue ter uma noção melhor da situação financeira da sua empresa e do mercado em que ela está inserida.

Como já falamos, para facilitar o seu trabalho e o da sua equipe, é importante utilizar softwares específicos, pois eles ajudam a minimizar erros e oferecem informações mais precisas.

Se você quer se tornar um gestor de sucesso e entender mais sobre gestão financeira, está na hora de aprofundar os seus conhecimentos na área.

A Academia Financeira oferece cursos e treinamentos exclusivos para empresários que possuem uma visão de longo prazo. Se você tiver qualquer dúvida sobre nossos cursos, é só entrar em contato com a nossa equipe.

Você não vai aprender apenas como fazer um bom relatório financeiro, mas também, irá entender um pouco mais sobre gestão empresarial e financeira de modo geral.

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Postado na categoria: ,

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

saint-paul-p1-8-refresh

Os 3 Poderosos: Uma Jornada Rumo a uma Carreira de Sucesso em Gestão Financeira, Controladoria e Contabilidade.

Explorando insights valiosos para uma carreira de sucesso em gestão financeira. Na atualidade do mundo corporativo altamente competitivo, há uma...
A Importância do Controller

Sem Controller, Sem Futuro: Por que 50% das Empresas Não Passam de 3 Anos

O Controller desempenha um papel crucial na administração empresarial, especialmente durante fases de expansão. Empresas modernas que negligenciam a implementação...
957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×