O que eu gostaria de saber sobre finanças para empreendedores na prática e ninguém nunca me falou

Empreender é um sonho de muitos brasileiros.

Entretanto, quem já tem o próprio negócio, sabe que na prática, cuidar de uma empresa é um verdadeiro desafio. Há diversas questões envolvidas e qualquer erro, pode trazer grandes prejuízos financeiros.

Eu sei disso pois já passei pelo mesmo que você. A boa notícia é que é apesar de todas as dificuldades, é totalmente possível se tornar um empresário de sucesso.

Se eu tivesse esse conhecimento logo no começo da minha carreira profissional, tudo teria sido mais fácil. Por isso, eu quero passar para você, o que aprendi na prática e ninguém nunca me falou antes. Confira:

Estude finanças e administração – mesmo que você já tenha um contador

Seu contador pode ser um profissional excelente, mas isso não exclui a importância de você mesmo entender sobre administração, tesouraria e gestão financeira.

Tudo o que você souber vai te ajudar a organizar melhor o seu empreendimento.

Não há problema algum em terceirizar o financeiro para cuidar de outros assuntos importantes para a sua empresa, pelo contrário. Entretanto, você também precisa entender sobre finanças na prática.

Começar é o mais importante

O começo é de fato, sempre mais difícil. A falta experiência e de uma reserva financeira pode deixar tudo ainda mais complicado.

Contudo, ao passar pelas primeiras dificuldades, você vai se tornar mais experiente – e isso vai te ajudar no futuro.

Embora as responsabilidades aumentem com o tempo, o conhecimento adquirido faz com que você tenha mais facilidade em lidar com finanças.

Criar um plano de negócios é essencial

Um plano de negócios é essencial para o sucesso de uma empresa. Ele deve ser feito antes mesmo da abertura de um empreendimento, mas modificado sempre que necessário.

No plano de negócios, é preciso inserir informações de extrema relevância para o seu negócio, como análise estratégica, planejamento de marketing, vendas e obviamente, o orçamento financeiro disponível para realizar investimentos.

 

QUER AUMENTAR SUAS CHANCES NO MERCADO DE TRABALHO?

Então se inscreva em um dos nossos cursos nas áreas de gestão, contabilidade, finanças e controladoria e amplie suas oportunidades de contratação ou de escalada profissional.

Postado na categoria:

Carlos Bispo

Carlos Bispo, Administrador, Contador, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças, Executive MBA - Universidade de Toronto em Economia Global, Pós-Graduado em Controladoria e Finanças; MBA Controller – FIPECAFI, Mestrando em Ciências Contábeis pela FUCAPE, onde também atua como Professor convidado. Professor e Palestrante Internacional. Atua há mais de 30 anos em gestão administrativa-financeira e como Controller. Atualmente é Presidente da BLCG - Bottom Line Consulting Group. CRC 1SP192988, auditor CNAI 5665.

Últimas do blog

Finanças, controller, gestão estratégica e muito mais em nosso blog

A Importância do Controller

Sem Controller, Sem Futuro: Por que 50% das Empresas Não Passam de 3 Anos

O Controller desempenha um papel crucial na administração empresarial, especialmente durante fases de expansão. Empresas modernas que negligenciam a implementação...
957 - 1

3 sinais evidentes de que você precisa fazer um Curso de Formação de Controller e Gerente Financeiro

O papel do Controller e do Gerente Financeiro é essencial para a organização de uma empresa. Mesmo assim, muitos profissionais...
Stressed male massaging nose bridge suffering from headache

3 consequências dos erros mais estúpidos cometidos por quem trabalha na área financeira

A gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, alguns erros são inadmissíveis, pois eles podem comprometer o...
entrepreneur-1340649_640

Como se tornar um Profissional Estrategista da Contabilidade

A Contabilidade é essencial para o crescimento, organização e planejamento financeiro das empresas. Contudo, os avanços tecnológicos, a realidade das...
×

Olá!

Envie sua mensagem para o nosso atendimento, será um prazer resonder sua mensagem.

×